Ciência na roça: tecnologias rurais e saberes populares

por Alfredo Mateus

Em 2010 e 2011 a equipe do pontociência visitou uma comunidade no Caparaó,  num projeto comandado pelo professor Marcos Antônio Nicácio, para registrar como eles faziam diversos produtos usando a maneira tradicional, passada de geração em geração. O resultado foi uma série de vídeos, intitulada “Ciência na Roça”. Vamos compartilhar os vídeos aqui, comentando cada um deles. 

Sabão artesanal de cinzas

O primeiro vídeo da série mostra passo a passo a fabricação de sabão a partir das cinzas do fogão à lenha e gordura animal. 

O mistério do queijo Minas

Do leite de vaca para uma iguaria muito apreciada em todo o Brasil. O vídeo explica passo a passo o processo de produção do queijo e a ciência por trás dessa transformação.

Doce de mamão cristalizado

Qual é a Química por trás dos doces cristalizados, que têm uma casquinha dura e a calda de açúcar por dentro? Descubra como eles são feitos neste vídeo.

Carne seca

Salgar e secar a carne para preservá-la é um procedimento conhecido há séculos. Mas porque a carne não se estraga nessas condições? O vídeo explica como e mostra as etapas desse processo.

Fazendo cachaça artesanal (parte 1 e 2)

Da colheita da cana até a destilação, os vídeos abaixo contam como a cachaça artesanal é feita em detalhes.

A Forja

Hoje em dia compramos o que precisamos em lojas, mas nem sempre isso foi assim. O trabalho com o metal a quente numa forja e bigorna é mostrado e um pouco da ciência dos metais é discutida no vídeo.

A lanterna de carbureto

A lanterna de carbureto foi usada por muito tempo como fonte de luz por pessoas explorando cavernas e minas. O vídeo explica a Química do carbureto e como ele produz uma chama luminosa.

FINALMENTES

Espero que você tenha curtido os vídeos. Se gostou, não esqueça de compartilhar com seus colegas e amigos e deixe um comentário por aqui.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário