Construa um modelo de baixo custo do fulereno

por Alfredo Mateus

Neste artigo nós mostramos como você pode criar um modelo do fulereno – uma das formas do elemento carbono. Com este mesmo conjunto de conectores e ligações você pode montar também um modelo de um nanotubo de carbono, outra forma do elemento carbono. 

Nós apresentamos este tipo de modelo molecular anteriormente, mas agora iremos focar especificamente nas peças para estes modelos, que são feitas de uma maneira diferente. Conheça o nosso artigo sobre  como montar seus Modelos moleculares com corte a laser, e nosso artigo seguinte sobre como usá-los no ensino de ligações químicas e interações moleculares

Faça o seu

Para fazer o seu modelo do fulereno, vamos precisar de canudinhos plásticos que irão conectar as peças que representam os átomos de carbono. Nós usamos canudos plásticos sanfonados de cor preta. Canudos plásticos são um tipo de material que vem sofrendo muitas críticas devido ao seu cárater descartável, tornando a sua vida útil muito baixa. Nossa intenção com este projeto, no entanto, é montar um modelo durável que possa ser utilizado diversas vezes. Para isso, devemos ter cuidado durante a sua utilização, buscando estender sua vida útil. O ideal seria utilizar canudos já usados, mas estes teriam de ser lavados e teriam de ter todos o mesmo tamanho. 

As peças que conectam os canudos foram feitas usando o corte a laser. Utilizamos uma folha de papelão não ondulado chamada papel paraná. Para o modelo do fulereno, não podemos usar as peças feitas com chaps de MDF, já que é necessário que elas se dobrem. A peça do fulereno não é plana. Percebemos que quando a peça de papelão é dobrada para acomodar a forma do fulereno, ela se enfraquece e pode rasgar. Assim, resolvemos reforçar as peças colando sobre o papelão uma folha de espuma de EVA. O EVA é flexível e aumenta a resistência das peças. Após colarmos o EVA sobre o papelão, cortamos as peças na máquina de corte a laser. 

A montagem do modelo é um desafio interessante. As faces do fulereno são compostas de pentágonos e hexágonos. 

Para criar o modelo do nanotubo de carbono, o processo é similar, mas você só irá montar hexágonos, criando um cilindro aberto nas pontas. 

Finalmentes

Se você gostou do modelo ou pretende usá-lo em suas aulas ou em uma atividade de divulgação da ciência, compartilhe com os seus colegas e deixe um comentário abaixo.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário