Sistemas de respostas em tempo real

por Alfredo Mateus
Sistemas de resposta em tempo real

INTRODUÇÃO

Professores fazem perguntas. Parece algo normal. Perguntas podem ter várias funções em uma aula. Uma dessas funções é avaliar se os estudantes estão acompanhando o que está sendo trabalhado. Mas nem toda pergunta funciona do mesmo jeito e nem todas as situações em que as perguntas são feitas têm a mesma eficácia.

A tentação para um professor de usar a famigerada pergunta “alguma dúvida?” é enorme. O resultado é que na maioria das vezes, os alunos não têm clareza sobre as suas dúvidas, ou não querem se expor e levantar a mão no meio da sala. 

Melhorar o engajamento dos alunos é fundamental, mas como fazer com que todos os alunos respondam a mesma pergunta sem que isso tome toda a aula? Como envolver os alunos para que eles queiram participar e responder sem ficar com medo de errar? 

Mas nem toda pergunta funciona do mesmo jeito e nem todas as situações em que as perguntas são feitas têm a mesma eficácia.

Fazer boas perguntas, nos momentos corretos, pode fornecer ao professor muitas informações sobre o progresso dos alunos. Isso permite que a avaliação dos alunos não se dê apenas no final do processo (avaliação somativa), mas sim durante todo o processo de aprendizagem (avaliação formativa). Mas como facilitar esse processo de fazer perguntas e garantir que todos os alunos participem e coloquem as suas respostas? Como acompanhar esses resultados no calor de uma aula e conseguir guardar que aluno respondeu certo ou errado? Para isso foram criados vários aplicativos especialmente para esse tipo de situação em sala de aula. Vamos comentar sobre os mais conhecidos, o que cada um oferece e as suas diferenças.

SOCRATIVE

https://socrative.com/

iOS e Android

Aplicativo para o aluno e para o professor

Planos gratuitos e pagos

 

Socrative logo

No Socrative professores e estudantes usam aplicativos diferentes. No aplicativo do professor (ou na página da Internet), você pode criar e salvar suas perguntas. Elas podem ser organizadas em sequências de várias formas. Os alunos logam na sala de aula daquele professor com um código. Quando o professor dispara uma atividade pelo seu aplicativo, os alunos podem começar a responder as questões. 

PLICKERS

https://get.plickers.com/

iOS e Android

Aplicativo apenas para o professor

Versão normal – gratuita (versão Pro paga)

plickers logo

O Plickers é o modo mais simples de se aplicar este tipo de atividade quando nem todos os alunos têm um smartphone disponível na classe, ou se nem todos os alunos possuem uma conexão com a Internet. Mas como podemos guardar as respostas dos alunos, se eles não estão conectados e com um dispositivo na mão? O Plickers resolve este dilema colocando na mão do professor uma ferramenta que registra e guarda essas respostas. Assim, apenas o professor precisa ter um smartphone conectado.  Funciona assim: o professor imprime uma folha com um desenho diferente  para cada aluno. Os desenhos são na verdade códigos que funcionam como um QR Code ou um código de barras. A diferença é que, dependendo da posição em que o desenho é colocado, ele pode ser interpretado como uma resposta diferente. Na figura abaixo temos um mesmo cartão que foi girado em diferentes posições. A primeira imagem será interpretada pelo programa como a resposta A, a segunda como B, depois C e D. 

Posições do cartão plickers

O professor faz uma pergunta de múltipla escolha (ou projeta a pergunta usando um programa como o Powerpoint ou Google Slides). Cada aluno levanta a sua folha, na posição que indica a sua resposta. O professor então aponta a câmera do seu celular para as folhas dos alunos e o programa lê cada folha e registra a resposta. Quando todas as folhas foram escaneadas, o professor tem o registro das respostas dos alunos.

Mentimeter logo

MENTIMETER

https://www.mentimeter.com/

Apresentação de slides interativa

Planos gratuitos e pagos

 

No Mentimeter, você cria uma apresentação e insere perguntas para o público. O público pode responder usando seus smartphones e você têm um retorno imediato das respostas. O programa gera relatórios que você pode avaliar depois. Muito parecido com os outros, mas o grande diferencial deste programa é que ele funciona 100% na web. Você não instala nada e não faz download de nada. Basta acessar o site e você cria a sua apresentação nele mesmo, e sai usando. 

Você pode criar questões de múltipla escolha e nuvens de palavras (“word clouds”). Um exemplo de questão que poderia gerar uma nuvem de palavra seria “Escreva um exemplo de  elemento químico que você já ouviu falar?”. Com respostas curtas, o programa vai mostrando as respostas na tela à medida em que os alunos respondem. Este tipo de questão pode ser usado para se conhecer melhor os alunos e o que eles pensam ou já sabem sobre um assunto.

logo Kahoot

KAHOOT!

https://kahoot.com/

foco em tornar perguntas em um jogo

Plano básico gratuito (pro e premium pagos)

O Kahoot! tem um visual bem colorido e é claramente o aplicativo que mais se empenha na questão de gamificação e de tornar a sessão de perguntas mais lúdica. Ao se iniciar um jogo, pode se escolher o modo individual ou em grupo. A opção de resposta em grupo pode ser uma boa alternativa, caso nem todos na sua sala possuam celular com internet, desde que uma pessoa em cada grupo tenha acesso.

Os tipos de questão incluem múltipla escolha e verdadeiro/falso na conta gratuita e permitem perguntas abertas, a inserção de slides entre perguntas e um modo de quebra-cabeça nas contas pagas. Cada questão tem um timer que pode ser ajustado com a dificuldade da questão. Os alunos podem escolher um apelido (nickname) para entrar no jogo. Para se evitar que os alunos usem palavras inapropriadas (que serão projetadas para toda a sala…), você pode usar um gerador aleatório de apelidos no seu jogo.

POLL EVERYWHERE

https://www.polleverywhere.com/

 

Perguntas de múltipla escolha e resultados em gráficos, integração com powerpoint e google slides.

A conta gratuita permite audiências de até 25 pessoas apenas.

logo polleverywhere

O Poll Everywhere é um programa de resposta em tempo real, com algumas pequenas diferenças dos outros. Uma delas é a possibilidade de se usar SMS (mensagens de texto via telefone), além de via internet. Isso poderia ser uma alternativa interessante, caso a sua escola não possuir wifi aberto e todos os alunos tivessem um celular com planos que não cobrassem pelas mensagens. A página deles fala que existem números no Brasil para se ligar. O Poll Everywhere permite que se use perguntas com múltipla escolha e respostas curtas. Ele também permite que se crie jogos de trívia, em que após as respostas do público é mostrado um ranking dos jogadores. Ele permite que você insira as perguntas na sua apresentação, seja no Powerpoint ou Google Slides.

FINALMENTES

Escolha uma tecnologia que funcione bem para você e seus alunos, mas lembre-se que o mais importante é pensar em boas perguntas, que realmente consigam avaliar a compreensão dos alunos. Isso é fundamental para que a tecnologia faça a diferença no aprendizado deles. 
Você já usou algum desses aplicativos? Conhece algum outro que não está aqui, ou uma maneira diferente de usá-los? Então coloque um comentário abaixo. Se você gostou e aprendeu alguma coisa nova, lembre de compartilhar este artigo com seus colegas e amigos.

 

Artigos relacionados

Deixe um Comentário