Pílulas de Ciência: vídeos de divulgação da ciência (pontociência)

por Alfredo Mateus
Pílulas de Ciência

Em 2009 o portal pontociência já estava consolidado e com um bom número de publicações de roteiros de experimentos. Nessa época escrevemos um projeto com outros grupos que trabalhavam com divulgação científica junto da rádio UFMG Educativa para a FAPEMIG. A ideia era reunir produções de áudio e vídeo em CDs e DVDs para distribuição para professores da rede estadual. Assim surgiu o Pílulas de Ciência, projeto que ganhou uma segunda versão mais adiante em 2014.

Produzimos três vídeos curtos em parceria com a TV UFMG. A ideia dos nossos roteiros era explicar um fenômeno químico conhecido das pessoas, demonstrando o que acontecia com experimentos. 

O primeiro vídeo, abaixo, falava sobre o funcionamento das pulseiras de luz. Ao invés de focar nos reagentes e na reação quimioluminescente, resolvemos mostrar que é possível controlar a velocidade da reação ao se modificar a temperatura. 

No segundo vídeo, tratamos do gás presente nos refrigerantes. Falamos da dependência da solubilidade de um gás com a pressão e a temperatura e explicamos porque o gás não sai todo de uma vez quando abrimos a garrafa.

O terceiro e último vídeo desta série mostra a relação entre a energia e os alimentos. A partir de uma olhada nos rótulos de alimentos industrializados perguntamos como sabemos quanta energia tem nos alimentos. Mostramos um experimento simples, da queima de um amendoim, para mostrar como se pode chegar no valor dessa energia. 

Esses vídeos podem ser usados em sala de aula para iniciar um assunto, estimular discussões ou como revisão de conteúdos. 

Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus colegas e amigos.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário