Cupcake polimérico que cresce sem forno

por Alfredo Mateus

Neste artigo vamos mostrar como podemos fazer um “cupcake” químico, que cresce rapidamente após misturarmos os ingredientes e vamos ver qual é a sua relação com um bolo de verdade.

Preparando o experimento

Compramos um kit para espuma de poliuretana rígida em uma loja em Belo Horizonte. O produto vem com dois componentes. Vamos utilizar copinhos de café e palitos de sorvete descartáveis. Vamos utilizar também 2 pipetas de plástico graduadas e de corante alimentício de várias cores (opcional). 

É importante forrar a área em que se irá trabalhar, Deve se tomar muito cuidado com a mistura dos componentes, pois caso ela caia na mesa pode danificar o material, por ser de difícil remoção. Pelo mesmo motivo, recomenda-se usar luvas e evitar tocar na mistura até que o polímero esteja completamente sólido. 

Realizando o experimento

Recomendamos o professor realizar este experimento como uma demonstração. Caso os alunos realizem o experimento, é importante chamar a atençã para as questões de segurança e disponibilizar luvas e óculos de segurança. 

Coloque 2 mL do poliol no copo de café. Escolha o corante a ser utilizado e coloque uma quantidade bem pequena (menos de uma gota, apenas molhe o palito de sorvete) do corante no poliol, agitando bem.

Com outra pipeta descartável, meça 2 mL do isocianato. Adicione o isocianato ao poliol e agite bem com o palito, até que a mistura esteja uniforme e comece a crescer. 

Deixe a espuma crescer sem interferência, chamando a atenção dos alunos para o que está acontecendo. Ao final, você pode decorar o cupcake colocando pedaços pequenos de plástico colorido. 

O vídeo abaixo mostra o procedimento.

Você pode fazer a demonstração falando que você irá fazer um bolo que não precisa de forno. O vídeo abaixo mostra como você pode contar essa história.

O que acontece

A espuma de poliuretana usada neste experimento é uma espuma rígida, que é formada a partir de dois líquidos viscosos que foram comprados prontos para o uso. O líquido mais claro contém o poliol, além de aditivos como surfactantes e catalisadores. Já o líquido mais escuro contém um isocianato. 

A reação que forma uma poliuretana pode ser representada como a seguir:

O poliol é uma long molécula  com peso molecular na faixa entre 400 4 4.000, contendo grupos hidroxila ao longo de sua cadeia. Estes grupos são ligados pelos grupos isocianato, resultando em cadeias com um alto grau de ligações cruzadas. 

Ao mesmo tempo que a reação de polimerização ocorre, uma reação secundária forma um gás que expande a espuma. É a reação do isocianato com água, que forma o ácido carbâmico, que por sua vez decompõe formando gás carbônico. O gás carbônico é preso pela estrutura tridimensional das cadeias do polímero, e a massa aumenta de volume. 

A formação de gás carbônico no crescimento da espuma pode ser comparada com a formação do mesmo gás pelo fermento colocado em bolos. 

Finalmentes

Podemos indicar este experimento para uso em feiras de ciências e em eventos de divulgação da ciência. Ao realizarmos este experimento com as quantidades indicadas, podemos repeti-lo diversas vezes sem grande custo. Este experimento foi usado na Mostra de Experimentos de Química no Museu das Minas e do Metal, no dia 20 de outubro de 2023, sendo repetido dezenas de vezes de maneira rápida e segura. 

Gostou do experimento? Comente abaixo e compartilhe com seus colegas.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário