Lava colorida efervescente

por Alfredo Mateus

Você sabia que é possível simular uma cachoeira de lava colorida, que lembra as lâmpadas de lava dos anos 1970? Veja abaixo como este experimento funciona, é muito mais fácil do que parece e usa apenas materiais muito simples e acessíveis.

Preparando o experimento

Você vai precisar de:

  • frasco ou tubo de ensaio de boca larga;
  • óleo de cozinha;
  • água;
  • corante alimentício;
  • comprimido efervescente.
  1. Pingue corante em cerca de 6 ml de água até a cor ficar intensa;
  2. Coloque a água em um recipiente alto. Nós usamos uma pré-forma de PET;
  3. Acrescente lentamente o óleo até perto do topo do frasco;
  4. O experimento está pronto para começar.

Realizando o experimento

Jogue um pedaço do comprimido efervescente no frasco e observe a lava colorida subir e descer. Você pode iluminar o experimento por baixo para criar um efeito ainda mais interessante.

O que acontece

Pelo fato do óleo não se misturar com a água, quando o comprimido é colocado ele o atravessa e chega a água. Quando chegam na água, os componentes do comprimido (bicarbonato de sódio e ácido cítrico), se dissolvem, reagem e liberam gás carbônico. As bolhas carregam parte da água colorida e por serem menos densas, sobem até o alto da fase contendo o óleo.
Na superfície, quando as bolhas se rompem, as gotas de água, que são mais densas que o óleo, descem mnovamente. O ciclo continua até os reagentes do comprimido efervescente se esgotarem e a reação deixar de produzir o gás carbônico.

Finalmentes

Este experimento foi desenvolvido para a Mostra de Experimentos de Química realizada no Museu das Minas e do Metal em 20 de outubro de 2023. É possível realizar o experimento diversas vezes, sem um gasto muito grande de materiais e de maneira segura.

Gostou do experimento? Comente abaixo e compartilhe com os colegas.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário