Visualizando a isomeria ótica no Avogadro

por Alfredo Mateus
Isomeria ótica com o Avogadro

Eu tenho visto pessoas perguntando por animações de moléculas que pudessem ser usadas para mostrar a isomeria espacial, mais especificamente, a isomeria ótica. Nós publicamos um artigo algum tempo atrás mostrando como criar modelos para mostrar a isomeria ótica usando a impressora 3D. Mas, com a necessidade de ensino remoto por causa da quarentena relacionada com a pandemia de COVID-19, a busca por métodos digitais de mostrar esses modelos aumentou. 

Dessa forma, resolvi criar um vídeo, capturando e editando imagens do programa Avogadro, para mostrar de maneira bem clara o que são isômeros óticos e as suas características. O vídeo não foi pensado para dar uma aula sobre isomeria ótica, mas sim como um recurso complementar para sua aula. Assim, ele fica mais flexível e se encaixa melhor em diferentes abordagens. 

Este vídeo inaugura o nosso canal de vídeos no YouTube. Em breve traremos mais vídeos para vocês. 

AVOGADRO

O Avogadro é um programa de modelagem molecular em 3D, totalmente gratuito. Você pode fazer o download aqui. Com este programa você pode montar moléculas, otimizar a sua geometria e visualizar modelos já prontos, encontrados na internet, em diversos formatos. Você pode criar superfícies de potencial eletrostático, ver o dipolo da molécula, ligações de hidrogênio e muito mais. Não vou entrar em detalhes sobre como usar o programa neste artigo, fica para um próximo.

O VÍDEO

O vídeo foi produzido usando o OBS Studio para capturar a tela do computador enquanto as moléculas eram manipuladas no Avogadro. Para adicionar legendas, eu editei capturas de tela estáticas no Adobe Photoshop. O áudio foi capturado no celular, mas usando um microfone de lapela, para diminuir o ruído externo. Por fim, juntei tudo usando o Adobe Premiere. O vídeo poderia ter sido criado usando outras ferramentas, mas como eu tenho acesso e conheço bem esses softwares, isso facilitou bem o processo. 

Fiz duas versões para o vídeo. A primeira tem apenas um exemplo, mostrando o bromoclorofluormetano. A segunda versão acrescenta o aminoácido alanina. O primeiro vídeo tem cerca de 3 minutos.

A segunda versão tem cerca de 4 minutos, o que ainda é um tempo bem curto, o que facilita o seu uso em sala de aula.

FINALMENTES

Se você gostou do vídeo, compartilhe este artigo com seus colegas. Se percebeu algo que poderia ter ficado melhor ou poderia ser acrescentado, comente abaixo. Tem algum outro vídeo que gostaria de ver usando o Avogadro? Conte pra nós.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário