Espectroscópio de papelão

por Alfredo Mateus

Separe a luz usando um espectroscópio. Neste artigo mostramos como você pode construir um espectroscópio usando apenas papelão e um CD velho. Também damos algumas dicas de como usar esse aparelho na sua sala de aula.

Faça o seu

Para este projeto, nós usamos o papel paraná, um papelão compacto de espessura de 1 mm. 

No desenho, as linhas em preto são linhas de corte, onde o papelão será cortado completamente. Já as linhas em vermelho são linhas de dobras. Ajuste a potência e velocidade do laser de modo a marcar essas linhas, mas sem cortar completamente o papelão. 

Você pode fazer o download do desenho para o corte a laser aqui: https://www.thingiverse.com/thing:6071942.

Além do papelão, você vai precisar também de um CD ou DVD antigo que você não queira mais. Você pode retirar a parte impressa e a camada metálica do CD usando uma fita adesiva. O CD funciona como uma rede de difração pois as ranhuras na sua superfície estão muito próximas. Corte uma fatia do CD e posicione-o como na figura acima. As linhas do CD devem ficar posicionadas paralelas ao espectroscópio quando ele está na vertical. Isso garante que o espectro será projetado na vertical e não nas laterais do espectroscópio. 

Corte uma quadrado do CD um pouco maior que a abertura do espectroscópio e colo ou prenda na parte interna. Dobre o papelão ao longo das linhas cuidadosamente e cole com cola branca. O seu espectroscópio está pronto. 

Usando o espectroscópio

Lâmpada fluorescente
Lâmpada incandescente

Estamos tão acostumados a lidar com luzes e cores que mal paramos para pensar como elas funcionam. A ideia de que a luz que percebemos como branca contém todas as cores não é algo muito fácil de se entender sem uma experiência em primeira mão. 

Nem toda fonte de luz “branca” é igual, mesmo se os nossos olhos tenham dificuldade de diferenciá-las. Lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de LED e a luz do Sol são fontes de luz branca, mas 

Finalmentes

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus colegas. Mesmo que você não tenha acesso a uma máquina de corte a laser, você pode imprimir e colar o desenho sobre uma cartolina, e cortar manualmente o seu espectroscópio. 

O espectroscópio de papelão é uma alternativa ao espectroscópio de celular que postamos aqui.

Artigos relacionados

1 comentário

A lâmpada fluorescente e o espectro do mercúrio – XCiência 04/04/2024 - 9:32 am

[…] já mostramos aqui no XCiência como podemos usar um espectroscópio de papelão para observar o espectro de emissão de diversos elementos, usando o teste de chama. Acredito que […]

Resposta

Deixe um Comentário