Pílulas de Ciência: qualidade da água (pontociência)
artigo anterior
“Pílulas de ciências” é o nome de um projeto desenvolvido na UFMG que reunia recursos produzidos para divulgação científica e veiculados pela Rádio UFMG Educativa e pela TV UFMG. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Divulgação Científica (NDC) da UFMG. O projeto produziu e distribuiu para professores de Minas Gerais uma coleção de CDs e DVDs com clipes de áudio e vídeo.
A equipe do pontociência produziu vários vídeos para a primeira edição e, em 2014, para o Pílulas de ciências 2. Esta série de três vídeos, produzidos em parceria com a TV UFMG, mostra como podemos avaliar a qualidade da água que bebemos. Queríamos mostrar o fenômeno de uma maneira fácil de entender e também os aparelhos usados no laboratório para se medir mais precisamente os parâmetros.
O primeiro vídeo fala sobre a condutividade elétrica de soluções e como ela pode ser medida. A condutividade elétrica dá uma ideia da quantidade de sais dissolvidos na água e é um dos parâmetros da qualidade da água.
O segundo vídeo trata da turbidez. A presença de partículas de poeira e outros materiais insolúveis na água é um indicativo da sua qualidade. Uma água turva pode conter muitas bactérias e vírus, que se alojam nas partículas em suspensão. As partículas espalham a luz e esse fenômeno é usado para medir a turbidez. Quanto mais luz é espalhada, menos luz chega no detector do aparelho.
O último vídeo fala sobre a acidez da água e a escala de pH. O pH também é um importante parâmetro para a qualidade da água que bebemos.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas e amigos! Deixe um comentário abaixo.