Rotação de Estações: uma estratégia para o ensino de Ciências

por Alfredo Mateus

Cada vez mais é importante conhecer maneiras de colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, de modo que eles se engajem efetivamente no que está sendo proposto. Vamos falar um pouco sobre a Rotação de Estações, uma metodologia ativa que pode ampliar o leque de possibilidades das suas aulas.

Mas o que é a Rotação de Estações?

A Rotação de Estações é uma metodologia na qual os alunos são separados em diversos grupos e cada grupo ocupa uma “estação”, uma mesa ou espaço de trabalho em que irão realizar uma determinada atividade. Cada estação terá uma atividade diferente ligada ao tema da aula. As atividades podem incluir a leitura  e discussão de textos, a interpretação de dados, um experimento, simulação ou a visualização  de um vídeo, por exemplo. Ao acabar a sua atividade (ou após um tempo estabelecido pelo professor), os alunos devem ir para outra estação. Assim, ao final da aula, os grupos de alunos terão  idealmente passado por todas as estações. Não existe uma ordem pela qual os alunos devem passar pelas estações. 

A Rotação por Estações permite que os alunos tenham acesso a uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, o que pode ampliar a sua visão sobre o tópico e torna a aula mais dinâmica e participativa. Outra vantagem dessa estratégia é que você só precisa montar uma estação para cada atividade, assim se você só tem um equipamento que será usado em um experimento, todos os alunos irão passar por ele. Se você realizasse o experimento da maneira convencional, com todos os alunos realizando a mesma coisa ao mesmo tempo, você teria de conseguir materiais para todos os grupos.

 

Baixe o e-book e saiba mais

Use os links abaixo para fazer o download gratuito do e-book sobre a Rotação por Estações, escrito por Amanda Korres Côrtes. O e-book é o produto educacional desenvolvido por Amanda para o Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE) da Faculdade de Educação da UFMG, sob minha orientação. O projeto gráfico e diagramação foi realizado por alunos do curso de Design da UFMG, David Rodrigues Ribeiro e Gabriel Zurmely Gama, orientados pelo professor Glaucinei Rodrigues Corrêa. É só clicar no botão ao lado do ícone da impressora, no alto de cada versão e baixar o arquivo. 

No e-book você encontra dicas sobre como implementar essa metodologia nas suas aulas e um exemplo de atividade usando a Rotação de Estações no ensino da esfericidade da Terra para alunos do ensino fundamental.

e-book

Versão para impressão colorida

Versão para impressão preto e branco

Finalmentes

Nós já falamos sobre a Rotação de Estações no XCiência. Alguns exemplos de atividades em que usamos essa metodologia são:

Se você achou este artigo interessante e útil, não deixe de compartilhá-lo com seus colegas. Você pretende usar esta estratégia nas suas aulas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo. 

Artigos relacionados

Deixe um Comentário